English Website »

DanceAbility Em Portugués

Estamos felizes em avisá-los antecipadamente que o Curso de Certificação de Professores DanceAbility (Teacher Certification Course) acontecerá em Florianópolis, Brasil, em Fevereiro de 2011. Esta é a primeira vez que este curso será oferecido no Brasil. Pedimos que ajude divulgando o curso à outras pessoas que possam se interessar.

  • O que é: Participe e aprenda como ensinar ou liderar grupos de dança, movimento ou teatro que integram pessoas com as mais diversas habilidades e/ou deficiências. O curso é ministrado por Alito Alessi, fundador do método DanceAbility.
  • Quando: 31 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 2011.
  • Onde: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Idioma: Em Inglês, com tradução para Português.

Este curso está sendo produzido com o apoio do Espaço Baoba, Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e DanceAbility Internacional.

Disponibilizaremos ainda algumas bolsas parciais para os interessados em participar do curso.

DanceAbility é um método para dança, movimento e comunicação não-verbal que integra pessoas com e sem deficiência. Este método permite que todas as pessoas se expressem e colaborem artisticamente. Desde que Alito começou o DanceAbility em 1987, o método tem sido divulgado pelo mundo, em aproximadamente 15 países. O curso é aberto para pessoas com interesse em dança, educação física ou para aqueles que trabalham com pessoas com deficiência.

O treinamento inclui

  • exercícios que introduzem conceitos básicos de improvisação de movimentos para pessoas com diferentes habilidades, considerando possibilidades que todos os participantes sejam capazes de realizar.
  • aprender a conduzir um grupo fazendo com que sejam conscientes do potencial para o movimento e comunicação.
  • pesquisas de movimento, jogos e atividades: individuais, em duplas, em pequenos ou grandes grupos.
  • dar suporte para que os grupos possam criar suas próprias performances ou coreografias.

Sobre o professor

Alito Alessi é dançarino profissional há 30 anos. Reconhecido internacionalmente como professor e coreógrafo pioneiro na pesquisa da dança para pessoas com e sem deficiência, recebeu diversos prêmios e bolsas por seu trabalho. Atualmente, mora em Eugene, Oregon, EUA e durante alguns meses do ano, viaja pelo mundo compartilhando o método DanceAbility. Alito também tem formação em educação infantil, terapia e massagem terapêutica. Começou o Curso de Certificação de Professores do DanceAbility em 1997, tendo habilitado pessoas de 19 países ao método. Seus alunos são coreógrafos e performers da Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas. Alito tem produzido festivais de dança, participado como palestrante em conferências, escrito artigos para revistas e livros, além de supervisionar documentários sobre DanceAbility.

“Alito Alessi é pioneiro no campo da dança e deficiência e tem vasta experiência nessa área. Seus workshops foram uma revelação para todos os participantes acerca de suas próprias características. Alito provou que através do DanceAbility pode-se aproximar as vidas dos indivíduos com deficiência e progredir muito, contribuindo com sua integração... seu trabalho já influenciou grupos com habilidades mistas em vários países.” US Embassy sponsor, the Netherlands

Para maiores informações

Você pode visitar“Teacher Certification” em nosso site: www.danceability.com (site em Inglês) ou www.espanol.danceability.com (site em Espanhol com algumas partes também em Português).

Valor do Curso: US$1.200

Inscrições: Para contato em Português, falar com Ana Krischke em Florianópolis. O

e-mail dela é analonsok@gmail.com ou telefone: (48) 3334-8386. Para contato em Inglês, falar com DanceAbility Internacional em Oregon, EUA. O e-mail é: info@danceability.com e o telefone: 1-541-342-3273.

Curso de Certificação de Professores DanceAbility

O Curso de Certificação de Professores DanceAbility é aberto para pessoas que se interessam em ensinar grupos mistos em diferentes áreas artísticas. Os alunos aprendem como viabilizar uma participação inclusiva, a partir de jogos e exercícios para pesquisa em performance e coreografia. O método é destinado ao trabalho com grupos que incluem pessoas com e sem deficiência. DanceAbility é baseado no respeito mútuo entre todos os participantes e capacita todos para que possam contribuir e colaborar artisticamente.

O Curso de Certificação de Professores tem duração de 4 semanas, sendo 5 dias por semana. Mais de 300 pessoas com e sem deficiência já participaram do Curso de Certificação de Professores DanceAbility em diferentes países desde 1997. As pessoas formadas em DanceAbility tem dado continuação ao método, desenvolvendo e expandindo dança inclusiva em comunidades pelo mundo.

Não é necessária experiência em dança ou no ensino da dança. Porém, aqueles que possuem experiência se beneficiarão unindo seu conhecimento prévio com o método DanceAbility. Este curso conta com um método claro de técnicas para o ensino das artes, mas os participantes aprenderão a incorporar o material de maneira ampla com diferentes direções e junções a partir de suas próprias possibilidades e vontades. O curso ensina como planejar práticas de movimentação criativas que permitem que qualquer pessoa descubra movimentos, e por meio disso, seja facilitada a expressão individual ou em grupo.

O currículo do Curso de Certificação de Professores DanceAbility

Semana 1: Introdução ao DanceAbility

Os participantes irão aprender como identificar possibilidades físicas e aspectos em comum para que cada novo grupo possa pesquisar a dança assegurando que ninguém está isolado. Eles aprenderão como liderar um grupo com exercícios do DanceAbility que podem ser feitos independente da diversidade do grupo. Através de diferentes exercícios os participantes aprenderão sobre considerações básicas de comunicação, relação e como configurar a dança por meio da improvisação do movimento.

Semana 2: Integrando Contato Improvisação ao corpo

Habilidades corpóreas serão exploradas como, por exemplo, o apoiar ou entregar o peso, fornecendo estruturas para receber o peso, contrapeso, repouso e cuidado com o corpo. Os participantes continuarão aprofundando suas reflexões sobre a integração e comunicação do movimento através de jogos de movimento e exploração, estruturando improvisações e discussões.

Semana 3: Colaboração artística e discussões sobre o tema

Os participantes aprenderão como adaptar seus planos de aula e ensino dependendo dos alunos e suas características. Serão introduzidos exercícios apropriados para crianças ou grupos com pessoas com deficiência intelectual, danos na capacidade visual (incluindo pessoas com deficiência visual) ou danos na capacidade auditiva (incluindo pessoas com deficiência auditiva). Os participantes aprenderão como conduzir seus alunos facilitando a colaboração entre pequenos grupos na pesquisa criativa em suas performances. Os participantes aprenderão como ensinar, avaliar e dar feedback nas coreografias ou performances.

Semana 4: Integração do material

Os participantes aprenderão direcionamentos para diferentes tipos de workshops de DanceAbility, incluindo como calcular a duração apropriada para cada workshop e como escolher o material apropriado, considerando o interesse do grupo. O público é convidado para uma ou duas aulas que os participantes irão planejar e conduzir. O professor do curso Alito Alessi dará feedback sobre os planejamentos dos participantes após suas aulas. Posteriormente, eles receberão feedback do público participante da aula e também de Alito. Uma performance pública (ou performance demonstrativa) serão preparadas para o público em um dos últimos dias de curso.

Cursos anteriores de Certificação de Professores DanceAbility

  • Montevideo, Uruguay (2010; with support from SOLIS National Theater); Helsinki, Finland (2009; produced by DanceAbility Finland);
  • Vienna, Austria (2006, 2007, 2008, 2010; produced by ImPulsTanz (Vienna International Dance Festival) and DanceAbility Austria);
  • Eugene, Oregon (2004 and 2005 at University of Oregon Department of Dance and 1998, 1999);
  • Trier, Germany (2003);
  • Utrecht, Holland (2002; with support from the U.S. Embassy of the Netherlands);
  • Rho/Milan, Italy (2001), and
  • Buenos Aires, Argentina (1997; produced by Danza Sin Limites).
DanceAbility International
576 Olive St. Suite 208
Eugene, OR 97401
USA
541.357.4982